meta pixel

O que é o Galvalume: Nossa matéria prima

Loja
Guilherme R. Gomes
|
6 Min
|
17/02/23 17:48
Tendências do Setor

INTRODUÇÃO

Você já ouviu falar sobre o aço Galvalume,  suas utilidades e características ?

O aço é uma matéria-prima amplamente usada no setor industrial, ele é aplicável em várias situações, para soluções voltadas ao setor comercial, residencial e para o próprio setor industrial.

Confira nesse artigo do nosso blog tudo o que você precisa saber sobre a nossa principal matéria-prima.

O QUE É O GALVALUME

O aço Galvalume é uma variação mais resistente do aço galvanizado, feito para cenários mais agressivos como por exemplo o ambiente marinho e regiões litorâneas. O aço Galvalume possui alta resistência à corrosão, resistência térmica e contra a abrasão.  

Para uma melhor compreensão do motivo do aço Galvalume ser um material altamente resistente, especialmente em relação ao aço galvanizado, é necessário entender o processo de galvanização 

O processo de galvanização e a diferença entre aço galvanizado e Galvalume

Ambos os materiais são tecnicamente chapas galvanizadas, pois passam pelos mesmos processos de confecção e são resistentes à corrosão, a principal diferença está na composição de cada um.

O aço galvanizado tem como propósito principal ser resistente à corrosão, e para se conseguir isso são realizados os seguintes processos no aço usado:

Desengorduramento

A peça é imergida em banho desengordurante que pode ser alcalino a quente ou ligeiramente ácido, esse processo tem como objetivo remoção de contaminantes superficiais, como lubrificantes, massas consistentes, marcações de fábrica, entre outros.

Decapagem ácida

Durante a decapagem a peça é mergulhada num banho ácido, ácido sulfúrico a quente ou ácido clorídrico a frio, que tem como objetivo a remoção de óxidos, como Ferrugem e calamina, presentes na superfície da peça. Após a decapagem a peça é mergulhada em água para ter seu pH neutralizado

Fluxagem

Após a decapagem a peça pode conter algumas impurezas remanescentes, a fluxagem tem como objetivo depositar na superfície da peça uma camada de cloreto de zinco e cloreto de amónio que se destina a remover os óxidos que se formaram na superfície e impedir a formação de corrosão antes da imersão da peça no banho de zinco.

Banho de zinco

Uma chapa metálica é mergulhada em um banho quente de zinco fundido, fazendo com que a peça fique com uma camada protetora por toda sua extensão. A homogeneidade e espessura do revestimento de zinco pode variar de acordo com o tempo do banho, sua temperatura e o processo de finalização.

Arrefecimento

Após a remoção da peça do banho de zinco, ela é arrefecida ao ar, por imersão em água ou solução de passivação, a passivação serve para assegurar a resistência à corrosão da peça sem mudar sua aparência.

Zincagem eletrolítica 

A zincagem também é um processo de galvanização mas ao invés de ser feito através do banho quente de zinco, a zincagem também conhecida como zincagem eletrolítica faz isso através do uso da eletricidade para aplicar o revestimento de zinco.

Galvalume

O aço galvalume tem processo de confecção semelhante ao de aço galvanizado, com a única diferença de que é banhado não apenas em zinco, mas também em alumínio e silício, tendo um revestimento protetor composto de 55% de alumínio, 43,5% de zinco e 1,5% de silício de acordo com a norma ASTM A792.

Essa adição de componentes garantem maior resistência à corrosão e durabilidade, fazendo ele ser mais apropriado para situações mais exigentes e climas mais agressivos.

Como dito anteriormente o aço é uma matéria-prima versátil, possibilitando o desenvolvimento de diversos produtos com o seu uso. Por isso vamos listar algumas das principais aplicações em que o aço pode ser usado e as vantagens ao usar o aço Galvalume em relação ao aço galvanizado.

APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS DO AÇO GALVALUME

Devido a resistência à corrosão e ferrugem proporcionada pelo processo de galvanização, esse método pode ser usado em aços que serão usados para confecção de pregos, chapas, grades, placas, peças para automóveis, eletrodomésticos e muitos outros. 

O aço galvanizado, por possuir revestimento composto apenas de zinco, não é indicado para ser usado em peças que estarão em contato constante com água marítima ou maresia.

Sendo assim se torna necessário o uso do aço Galvalume, que possui revestimento melhor planejado para circunstâncias mais agressivas.

O uso do aço Galvalume foi significativamente aumentado no mercado de telhas metálicas, ultrapassando 70% de participação em relação ao aço galvanizado, proporcionando telhas de maior qualidade e custo-benefício.

As telhas feitas de aço Galvalume são extremamente versáteis, podendo ser usadas em coberturas, revestimentos, fachadas e fechamentos laterais, para ambientes residenciais, comerciais e industriais.

Além da versatilidade proporcionada por este material quem possuir telhas feitas de Galvalume ainda aproveitam de outros benefícios, como por exemplo:

- Economia;

- Alta Durabilidade;

- Alta resistência;

- Leveza;

- Fácil instalação;

- Sem exigência de manutenção constante.

ESPESSURA E A DIFERENÇA ENTRE ELAS

Para produzir as telhas e outros produtos podem ser usadas chapas de aço Galvalume de diferentes espessuras, quanto maior a espessura mais resistente será a peça. 

De acordo com a norma ASTM A792, a chapa correta para a fabricação das telhas é a AZM-150, chapa com revestimento de 150 gramas por metro quadrado, somando as duas faces. Ao utilizar chapas de qualidade inferior sua aparência será a mesma mas terá durabilidade menor.

Na Galvitel utilizamos chapas que respeitam às seguintes normas para a fabricação de nosso produtos:

  • ABNT NBR 16733 (2019): Esquemas de pintura para superfícies de aço galvanizado — Proteção anticorrosiva — Requisitos;
  • ABNT NBR 10476 (2016): Revestimentos de zinco eletrodepositados sobre ferro ou aço — Especificação;
  • ABNT NBR 5920 (2015): Bobinas e chapas finas laminadas a frio, de aços de baixa liga e alta resistência, resistentes à corrosão atmosférica, para uso estrutural — Requisitos e ensaios.

FABRICAÇÃO SOB-MEDIDA E PINTURA

A chapa de Galvalume pode ser pintada de várias cores, sua pintura é feita com tinta a pó com equipamento automático, a chamada pintura eletroestática é um método de pintura que garante flexibilidade para peça sem danificar sua pintura, proporcionando diversas possibilidades de acabamento para seu projeto.  

Na Galvitel produzimos telhas de Galvalume com a cor desejada e sob-medida, de acordo com sua necessidade !

CONCLUSÃO

Gostou de saber como o aço Galvalume pode agregar valor ao seu projeto e deseja adquirir produtos feitos dele ? Na Galvitel possuímos uma gama de produtos feitos em aço Galvalume de qualidade, confira acessando nosso site!

Assine nossa newsletter para receber novidades, ofertas e outros conteúdos gratuitos do nosso blog como esse que você acabou de ler!

Autor
Guilherme R. Gomes
OrçamentoBaixar catálogo
Gostou do artigo?
COMPARTILHE EM SUAS REDES!

CURTIU NOSSO CONTEÚDO?

Se inscreva abaixo e receba dicas, notícias, postagens e muito mais diretamente na sua caixa de e-mail

Veja Também